terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Políticas públicas - Hora de tirar os planos do papel

Quando o professor da Escola Superior de Educação Física, da UPE, Aldemir Teles, entregou em agosto o projeto de políticas públicas para o esporte de Pernambuco, elaborado por ele, ao governador Eduardo Campos, perguntou: ´Vamos dar uma chance ao esporte?`. A resposta ao questionamento foi dado em 2011 e parece ter sido positivo. É que ontem o docente, mais conhecido como ´Dema`, foi nomeado secretário executivo da Secretaria Estadual de Esportes.
O convite surgiu na última sexta-feira, quando Aldemir foi conversar com a recém-empossada secretária, Ana Cavalcanti, sobre o seu projeto e a situação do esporte em Pernambuco. Ontem, durante reunião da Associação das Federações Esportivas Amadoras de Pernambuco, na Faculdade Maurício de Nassau, Dema se apresentou como secretário executivo, e deixou logo claro que continuará sendo o mesmo. ´Quero tranquilizar as federações que irei continuar a defendê-las, por que elas são parte fundamental de uma política pública do esporte`, comentou. ´Vale lembrar que não somosa favor do assistencialismo. Queremos, sim, ajudar as federações para que elas dêem uma alavancada. Queremos apoiá-las, mas depois elas têm que caminhar com as próprias pernas`, falou.
Esta é a primeira vez que Dema assume um cargo público. Será a primeira vez que vai estar do outro lado. É a chance de tirar os planos do papel. E ele diz que seu maior desafio será mostrar a todos que o esporte tem um papel fundamental na economia, na cultura, na saúde, enfim, na sociedade. ´Sei que houve muitas críticas em relação à nova secretaria, mas acho que esta é a oportunidade que temos de dar uma virada de página. Temos que ser mais confiantes e otimistas. O governador ficou encantado com o projeto. E isso fez o governo incluir 11 milhões de reais no esporte em 2011`, comentou.

Dema fala que o projeto elaborado por ele servirá de guia para esta nova gestão. Entre as prioridades, estará a tão ´falada` reforma do Santos Dumont, que Dema prefere não estipular prazo no momento. Entre as novidades anunciadas por ele na reunião estará a convocação de um Conselho de Esporte e Lazer, que terá a função de propor e fiscalizar como as políticas públicas estão sendo conduzidas; ajuste do bolsa atleta; criação de assessoria de marketing e gerência de esportes que irá fazer uma articulação dos projetos junto ao Governo Federal.
Outra novidade está na estruturação da própria Secretaria, que mudará de status. Antes Secretaria Especial, vinculada à Casa Civil, passará a ser Secretaria Estadual de Esporte e Lazer, o que, para Dema, é muito positivo, pois dará mais autonomia, visibilidade e maior dimensão na busca da execução de políticas públicas do esporte.


Fonte: Diário de Pernambuco -  11 de janeiro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário